Baleias Jubarte - Avistagem de Balleias em Abrolhos

Avistagem de Baleias - Turismo em AbrolhosAbrolhos por ser um refúgio ecológico marinho de águas cálidas (entre 24ºC e 28ºC) e rasas, o Parcel de Abrolhos atrai para seus limites protegidos uma das mais raras espécies de mamíferos do hemisfério Sul, as baleias Jubarte.

Com até 15 metros e 30 toneladas, essas baleias nos proporcionam um espetáculo grandioso no período de julho a novembro, período em que se encontram em grande número com o propósito de reprodução e cria. Lá cumprem as etapas do amor: os machos seduzem as fêmeas com seu misterioso canto e se acasalam. As Baleias podem ser observadas até onde a vista alcança, nos cerca de 70 Km que separam o litoral baiano do arquipélago. Sem demonstrar temor, saltam próximo aos barcos ou simplesmente mergulham.

Mas esse balé emocionante não pára por ai. Mantendo o corpo gigantesco na vertical, elas expõem as caudas imensas, para êxtase dos visitantes.

Segundo estimativas do Projeto Baleias Jubarte (associação não-governamental localizada em Caravelas-BA), cerca de mil baleias procuram anualmente a região para procriar (por lá, as águas serem mais quentes e mais rasas).


Baleias Abrolhos BAApresentação

A baleia jubarte também tem outros nomes: baleia corcunda, porque a nadadeira que ela tem nas costas parece uma corcunda; baleia preta, pelo fato dela ser preta; baleia cantora, pois os machos cantam para chamar a atenção das fêmeas.
Elas são conhecidas pelas brincadeiras que fazem, como saltar para fora d'água, ficar boiadas na água e movimentar as nadadeiras (braço modificado em forma de remo), como se estivessem dando tchau, olhar as pessoas tirando a cabeça para fora da água, entre outras coisas. As baleias jubarte, como as outras baleias e golfinhos, são como a gente, elas se alimentam de leite da mãe enquanto são filhotes.

Baleia Jubarte Características físicas

As mamães jubarte são muito grandes, podem ter até 16 metros de comprimento e 40 mil quilos! Só para terem uma idéia uma pessoa adulta pesa em média 80 quilos! As nadadeiras peitorais da jubarte são bem longas, chegando a ter 5 metros de comprimento. A jubarte é a única baleia no mundo que tem essa característica, então se um dia você encontrar uma baleia com essas nadadeiras peitorais tão longas pode ter certeza que é uma jubarte.

Características gerais

Caudas Jubartes AbrolhosAs jubartes todos os anos fazem longas viagens, que nós chamamos de migração. Elas saem de Abrolhos e vão para o Pólo Sul para se alimentar. Então, nesse tempo todo em que elas estão nas águas do Brasil não se alimentam, com exceção do filhotinho que mama cerca de 100 litros de leite por dia! Elas preferem as águas quentes, tranqüilas e rasas de Abrolhos para encontrar seus pares, namorar e ter seus filhotes.

Preservação da espécie

Baleia Jubarte Esse animal tão amigo e tão grande quase deixou de existir porque foi muito caçado pelo homem. Antes da caça existiam aproximadamente 150.000 jubartes no mundo e, no ano de 1991 somente 25.000! Os homens caçavam as baleias porque do seu corpo eram retirados vários produtos, como óleo, para iluminação das ruas, construção de casas, remédios; a língua da baleia era usada como isca para pesca do peixe bagre. Felizmente hoje em dia todas estas coisas foram substituídas por outros produtos e não há mais necessidade de caçá-las. Em vários países, inclusive aqui no Brasil, todas as baleias são protegidas por lei. É proibido caçá-las e até incomodá-las.

As baleias Jubarte são conhecidas dentre as espécies existentes como as mais acrobáticas e dóceis, saltando e mostrando a caudal, muitas vezes bem próximas às embarcações.


Passeios para Abrolhos
Avistamento de Baleias e Mergulho
Passeio Barco Abrolhos
Mergulho em Abrolhos
Abrolhos Viagens
Telefone (21) 98474-2818
catamara@abrolhos.net


Traslado Aeroporto
Transfer Aeroporto Internacional
Porto Seguro x Caravelas
Táxi Traslado
Táxi do Nilson - Porto Seguro BA
Telefone (73) 99951-5247

Acesso ao Painel
Novo por aqui? Cadastre seu comércio
Caravelas (Bahia) © www.caravelas.net.br